Avançar para o conteúdo

Lançamento Livro Medicina e Espiritualidade

AS DORES DA ALMA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Atualmente a ciência está se voltando a fatores da vida que antes não dava a devida importância. Principalmente porque a ciência necessita de parâmetros ou algo palpável por exames laboratoriais ou de imagem, para chegar a conclusões e diagnósticos.

Porém, como dosar através de exames a mágoa, o rancor, a ira, a inveja, o ódio e tantos outros sentimentos negativos, que geram uma dor não física, mas psíquica. O nosso psiquismo está ligado aos nossos sentimentos, vontades e pensamentos, os quais nada mais são do que o reflexo dos próprios sentimentos da alma ou espírito influenciando diretamente o físico.

Atualmente sabemos que todos esses sentimentos negativos mudam nosso perfil bioquímico e hormonal, causando adoecimentos, agravando as dores e sofrimentos preexistentes. Neste aspecto é possível dosar por análise de laboratório substâncias que se elevam pelo estresse crônico causado por esses sentimentos.

Sabemos atualmente que todo sentimento de revolta, desesperança, irritabilidade, intolerância, angústia, não perdão e tantos outros, são fatores estressores que modificam a atividade funcional cerebral, fazendo que uma região chamada Hipotálamo estimule a secreção na Hipófise de substâncias Adrenocorticotróficas, que vão estimular uma pequena glândula em cima dos nossos rins, chamada Suprarrenal. Esta por sua vez aumentará a produção de Cortisol e Adrenalina, liberando-as em doses excessivas em nossa circulação corporal.

Estas substâncias quando em excesso no corpo alteram o nosso funcionamento imunológico, facilitando adoecimento; além de estimular o aumento de substância inflamatórias que prejudicam o funcionamento celular e os mecanismos de envelhecimento das nossas células.

Como resultado a ciência mostra-nos que esses acúmulos excessivos de substâncias são causadoras de doenças cardiovasculares, câncer, piora na dor crônica, disfunções hormonais e desajustes comportamentais.

Se considerarmos a veracidade do que está escrito no Evangelho “A cada um segundo suas obras”, passamos a entender que somos artífices da nossa própria desgraça.

Por mais difícil que pareça, todos esses sentimentos negativos e consequências melhoram quando nos utilizamos da prece e da meditação. Esses dois fatores juntamente com frequência em atividades religiosas diminuem o estresse reduzindo a quantidade daquelas substâncias nocivas à saúde, e aumentando outras como a Ocitocina, que melhoram nosso funcionamento orgânico.

Com todas essas pesquisas e achados científicos, a ciência está demonstrando que a melhora dos males que nos afligem, não depende só de medicações, mas em boa parte da nossa mudança de comportamento.